A regularização de medicamentos genéricos é um processo fundamental para garantir a qualidade, segurança e eficácia desses produtos. Através de um rigoroso controle, as autoridades sanitárias asseguram que a população tenha acesso a medicamentos de qualidade e com preços mais acessíveis. No blog desta semana, vamos apresentar um guia sobre a regularização de medicamentos genéricos e falar como a Stone Okamont pode ser sua parceira nesse processo.
O que você vai ver nesse blog:
Medicamentos genéricos são cópias exatas de medicamentos originais (de referência), tanto na composição quanto na forma farmacêutica. Para ser considerado genérico, um medicamento deve demonstrar equivalência terapêutica com o medicamento de referência. Eles possuem o mesmo princípio ativo e oferecem a mesma eficácia e segurança, mas geralmente são comercializados a preços mais baixos. Os medicamentos genéricos são, em média, 35% mais baratos que os medicamentos de referência. A maior disponibilidade e o menor custo dos genéricos contribuem para ampliar o acesso da população a tratamentos eficazes.
Segundo a legislação brasileira os medicamentos genéricos tem como objetivo principal garantir a qualidade, segurança e eficácia desses produtos, além de promover a concorrência no mercado farmacêutico e reduzir os custos dos medicamentos para a população.
Principais pontos da legislação:
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é o órgão responsável por autorizar o registro de medicamentos no Brasil. Para obter o registro, o fabricante do medicamento genérico deve apresentar todos os dados dos testes realizados e comprovar que seu produto atende aos requisitos estabelecidos pela legislação.
O registro de um medicamento genérico é um processo rigoroso e complexo, com o objetivo de garantir a qualidade, segurança e eficácia do produto antes de sua comercialização. As etapas principais incluem:
Para que a ANVISA possa conceder o registro, todos os requisitos estabelecidos devem atender a legislação, e mesmo após o registro, os medicamentos genéricos são submetidos à vigilância sanitária contínua. A ANVISA monitora a qualidade e a segurança dos produtos no mercado e pode tomar medidas cabíveis em caso de problemas.
Para evitar a burocracia do processo de registro de um medicamento genérico, conte com a expertise da Stone Okamont, empresa especializada em assuntos regulatórios. Contamos com um time de profissionais prontos para te atender, entre em contato.
Solicite aqui um orçamento.