Se você tem dúvida de como registrar azeite de oliva no MAPA neste blog falaremos sobre passos importantes para que isto aconteça.
O azeite de oliva ou também conhecido como óleo tem origem do fruto da oliveira, produto extraído da azeitona e rico em vitaminas E, antioxidantes entre outros.
Ao ser ingerido gera benefícios diversos a saúde, visto que ele contém uma substância chamada oleocantal, que promete a capacidade anti-inflamatórias e antioxidantes do azeite.
O azeite de oliva possui consumo significativo no Brasil, entrando no mercado como grande importador, apesar disso existem evidências de que o Brasil tem todo potencial para ampliar o consumo do azeite de oliva nacional.
Para registrar azeite de oliva no MAPA requer que todos os importadores ou produtores estejam cadastrados junto ao Ministério da Agricultura, além de estar em dia com documentação exigida conforme legislação específica (Manuais de Boas Práticas, Licenças locais, aprovação arquitetônica, Responsabilidade Técnica dentre outras documentações).
É claro que para a legalização produto (azeite de oliva), sua companhia também vai necessitar de comprovações de origem e segurança de consumo conforme determinado pelo MAPA.
Se você ainda tiver dúvidas sobre o processo regulatório clique no link abaixo e fale com os nossos consultores.
A regularização da empresa é fundamental para registrar azeite de oliva no MAPA. É solicitada de acordo com a atividade exercida pela empresa. Obtendo o Registro de Estabelecimento, sua companhia está apta para fabricar, armazenar e/ou distribuir.
Para registrar azeite de oliva no MAPA, sua empresa precisa estar de acordo com as exigências do órgão regulador. E antes de obter o deferimento de produto, você precisa obter o Registro de Estabelecimento seja produtor, distribuidor, armazenador ou importador.
O Registro de Estabelecimento é a regularização necessária para sua empresa exercer suas atividades junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Antes de registrar um produto, é necessário que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento conceda o Registro de Estabelecimento, comprovando que a companhia atua dentro das normas de sua função específica.
O Regulamento Técnico do MERCOSUL torna imprescindível a formulação de procedimentos sobre as Condições Higiênico-Sanitárias e de Boas Práticas de Fabricação e Distribuição para os Estabelecimentos Elaboradores/Industrializadores/Distribuidores de produtos vegetais importadores.
O Sistema de Boas Práticas é uma ferramenta com o objetivo de garantir a conformidade, qualidade e segurança dos produtos. O Sistema da Qualidade é implantado de maneira exclusiva para cada estabelecimento, visando todos os procedimentos higiênicos, sanitários e operacionais.
Nossa equipe é competente para desenvolver o Sistema da Qualidade, elaborar o manual da qualidade fundamentado nas Boas Práticas e, através de auditorias de implantação e correção, indicando o que deve ser aperfeiçoado em todo o Sistema da Qualidade através de relatórios. Assim registrar azeite de oliva no MAPA fica mais fácil e menos burocrático.
Para registrar azeite de oliva no MAPA é necessário apresentar testes do produto final para garantir que não houve contaminação e/ou adição de produtos não permitidos.
Fale com quem entende!
Não sabe por onde começar para registrar azeite de oliva no MAPA? Fale com quem entende! Conte com a Stone Okamont, dispomos de um corpo de profissionais capacitados apostos para atender as necessidades da sua empresa.
Não perca mais tempo! Fale com um de nossos profissionais e tire todas as suas dúvidas sobre como registrar azeite de oliva no MAPA.