Bioinsumos são os insumos biológicos de origem animal, vegetal ou microbiana, que podem interferir positivamente no crescimento e produção agropecuários. São produzidos partir de microrganismos, materiais vegetais, orgânicos ou naturais para combater pragas e doenças, melhorar a fertilidade do solo e a disponibilidade de nutrientes para as plantas.
Os principais bioinsumos são à base de microrganismos (vírus, bactérias e fungos) e, são muito importantes para diminuir o uso de insumos químicos nos sistemas de produção. Por apresentar baixa toxicidade e ser biodegradável, promove uma agricultura sustentável reduzindo os impactos agropecuário.
Atualmente, o MAPA dispôs de um novo setor que irá impulsionar a utilização dos bioinsumos em larga escala para reduzir os custos de produção, poluição ambiental e a dependência de agrotóxicos e fertilizantes importados.
A produção de insumos biológicos não é tarefa fácil, demanda conhecimento técnico e controle de qualidade durante as etapas de produção até o produto final.
Para registrar bioinsumos no MAPA, não é tão simples quanto possa parecer, isso porque a aplicação de insumos de origem biológica deve ser feita com material de qualidade, registrado e sempre acompanhados dos fiscais e profissionais responsáveis.
Assim como ocorre com as empresas, o controle de qualidade também é regido por uma legislação para garantir que todos os aspectos fitossanitários tenham sido cumpridos, a fim de evitar a propagação de doenças e/ou problemas ambientais.
O processo pode ser complicado, mas a Stone Okamont possui as maiores autoridades em assuntos regulatórios e estamos prontos para registrar seu bioinsumo no MAPA! Clique no botão abaixo e fale com nossos consultores.
Veja quais são os passos regulatórios para registrar bioinsumos no MAPA.
O Registro de Estabelecimento é a regulamentação necessária para sua empresa exercer suas atividades laborais. Portanto, antes de registrar um produto, é necessário que o MAPA conceda o Registro de Estabelecimento, comprovando que a companhia atua dentro das normas de sua função específica.
E antes de iniciar o processo necessário para registrar bioinsumos no MAPA, é preciso legalizar sua empresa como Estabelecimento Produtor. Esta licença é destinada a empresas que transformam matéria-prima em outros produtos. Ou seja, cada atividade específica recebe uma regulamentação específica.
O Registro de Estabelecimento precisa ser renovado a cada 10 anos, sendo válido em todo território nacional.
Todos os produtos entregues ao comércio devem estar identificados por meio de rótulos registrados. Cabe à empresa registrada, ou habilitada, atender à legislação vigente, bem como o cumprimento do Registro de Produto.
Antes de registrar bioinsumos no MAPA, nós analisamos a documentação antes da solicitação do registro, e nessa análise da documentação e apontamos o que é necessário para o tipo de produto que você quer registrar. Elaboramos tudo o que é solicitado durante esse processo de Registro de Produto.
A Stone Okamont opera de modo intermediário entre a sua empresa e o MAPA, facilitando todo o processo de assessoria e consultoria com o procedimento customizado para cada tipo de produto.
Em longo prazo, a substituição dos produtos químicos tende a aumentar e favorecer o agronegócio, pois os bioinsumos viabilizam a sustentabilidade da produção agrícola e a preservação meio ambiente reduzindo os impactos ambientais.
Como exemplo de bioinsumos, podemos destacar:
Para registrar bioinsumos no MAPA é fácil!
A Stone Okamont é uma assessoria e consultoria de excelência que está pronta para te atender! Utilizamos nossa experiência para agilizar os processos e entregar resultados extraordinários
Vamos te ajudar a alcançar o sucesso com excelência! Agilize e melhore seus processos internos, organize sua empresa, atinja seu máximo sem ter gastos extras e desnecessários, isso tudo com o nosso método Burocracia Zero!