O que são medicamentos fitoterápicos (MF) e o que são produtos tradicionais fitoterápicos (PTF), qual a diferença entre eles?
A Stone Okamont possui autoridades nos caminhos regulatórios, estamos prontos para te ajudar com medicamento fitoterápico ou produto tradicional fitoterápico. Confira.
O Medicamento fitoterápico é considerado exclusivo de matérias-primas vegetais, ele deve ser caracterizado pela constância de sua qualidade, sua segurança e eficácia devem ser baseadas em evidências clínicas.
Os Produtos tradicionais fitoterápicos também são considerados exclusivos de matérias-primas vegetais a diferença está no seu uso, ele não precisa da vigilância de um médico, ou seja, sem diagnóstico, prescrição e monitorização.
Esses produtos não podem se referir a doenças, distúrbios ou ações consideradas graves, não podendo conter matérias-primas em concentração de risco tóxico.
Não é considerado medicamento fioterápico ou produto tradicional fitoterápico aquele que inclua na sua composição substâncias ativas isoladas ou altamente purificadas, sejam elas sintéticas, semi sintéticas ou naturais.
Em ambas alternativas os requisitos quanto ao controle de qualidade serão os mesmo, elas diferem na comprovação de segurança e eficácia/efetividade.
Conforme a RDC 26 de 13 de maio de 2014, para comprovação da segurança e eficácia do medicamento Fitoterápico, será necessário apresentar à ANVISA, ensaios clínicos e não clínicos do produto.
A segurança e efetividade do Produto Tradicional Fitoterápico é comprovada através da tradicionalidade de uso.
Os medicamentos fitoterápicos são passíveis de registro e os produtos tradicionais fitoterápicos são passíveis de registro ou notificação
Ficou com alguma dúvida entre em contato com a Stone Okamont e tire suas dúvidas sobre Medicamento Fitoterápico e Produtos Tradicionais Fitoterápicos, nosso objetivo é sempre entregar resultados de maneira rápida e eficiente, nossos consultores estão pronto para lhe atender.