O otoscópio é um equipamento médico usado para examinar o ouvido. Com o otoscópio é possível observar o conduto auditivo externo e médio através da visualização do tímpano. O equipamento é dividido em 3 partes: alça, cabeça e espéculo (geralmente descartáveis, é o componente com formato cônico inserido no ouvido). Existem diversos tipos e tamanhos de espéculos para otoscópio.
O processo de regularização é composto por regulamentação de empresa e produto. Você sabia que é necessário regulamentar sua empresa antes de registrar otoscópio na Anvisa? Nesse conteúdo discorreremos sobre todas as etapas regulatórias para registrar otoscópio na Anvisa, confira!
Antes de registrar otoscópio na Anvisa é imprescindível que sua companhia esteja devidamente regularizada. A regulamentação de empresa é dividida em duas partes, licença de Funcionamento e Autorização de funcionamento, veja abaixo:
Licença de Funcionamento: Processo avaliado pela VISA (Vigilância Sanitária Local) municipal ou estadual. Nesse processo cabe a empresa adequar sua estrutura física de acordo com a RDC (Resolução da Diretoria Colegiada) relacionada a atividade exercida pela companhia, além disso, é necessário uma série de documentações relativas ao local para por fim receber uma inspeção de um agente fiscalizador da Visa.
Autorização de Funcionamento Empresa: Este é o ultimo processo de regularização empresa para registrar otoscópio na Anvisa. Este se passa em Brasília e todo o processo será verificado por agentes da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Nesse momento ocorre recolhimento de taxas, compilação de documentos e outros.
A Anvisa classifica o otoscópio como correlato com classificação de risco I – Baixo risco. Devido a baixa classificação de risco não é necessário obter o Certificado de Boas Práticas de Fabricação para registrar otoscópio na Anvisa. Este se torna obrigatório para empresas que atuam com produtos classificados como risco III- Alto risco e risco IV-Máximo risco.
Após a regularização da empresa se torna possível registrar otoscópio na Anvisa. A regularização de produto consiste em apresentar à Anvisa testes que comprovem a segurança e eficácia do produto em questão, a fim de garantir que o mesmo desempenhe sua função sem causar qualquer tipo de dano ao consumidor final. Além disso, para registrar otoscópio na Anvisa será solicitado informações específicas a respeito do produto, como: Material de composição, forma de higienização, manual de instruções e outros.
Registrar otoscópio na Anvisa é um processo burocrático que exige a atenção de uma consultoria especializada em inteligência regulatória. A Stone Okamont é a consultoria certa para os seus negócios!
Conte conosco para auxiliar em todos os processos regulatórios para registrar otoscópio na Anvisa.
Não perca mais tempo! Preencha o formulário abaixo, fale com um de nossos profissionais e tire todas as suas dúvidas sobre como registrar otoscópio na Anvisa.