Oxímetro é um pequeno aparelho que possui a função de medir a saturação de oxigênio no sangue, ou seja, avaliar a quantidade de oxigênio existente no sangue arterial. Este equipamento é um importante aliado para a detecção de problemas respiratórios.
Os oxímetros acima citados possuem variação de classificação de risco entre II para portáteis de uso não contínuo e III para uso de monitoramento.
O oxímetro de uso não contínuo é classificado pela Anvisa como correlato com classificação de risco II – Médio risco. Não sendo necessário desta forma obter o Certificado de Boas Práticas de Fabricação, este certificado é obrigatório para empresas com produtos que tenham a classificação de risco a partir de III, como é o caso de alguns tipos de oxímetros.
Você sabe o que é preciso para registrar oxímetro na Anvisa? Nesse conteúdo falaremos de forma breve sobre cada processo para registrar oxímetro na Anvisa.
Para registrar oxímetro na Anvisa você deverá possuir todas as informações técnicas relacionadas a fabricação ou importação. Apresentar laudos e testes quem comprovem a segurança e eficácia do mesmo, além disso, informações específicas sobre o produto como: instruções de uso, composição, característica física, classificação, dentre outros.
Para registrar oxímetro na Anvisa inicialmente é necessário que a empresa possua LF (Licença de funcionamento) e AFE (Autorização de Funcionamento). Não possuindo essas autorizações, deverá realizar primeiramente a regularização da empresa junto a Visa e Anvisa para depois obter o Registro de Produto.
A primeira etapa será pela VISA, começando pela Licença de Funcionamento na vigilância Sanitária Local do seu município em alguns casos Visa estadual. Neste momento é necessário preparar e adequar toda a estrutura física da empresa para receber um agente fiscalizador que fará uma inspeção no local exigindo todas as diretrizes da RDC – (Resolução da Diretoria Colegiada) relacionada a atividade exercida pela empresa.
Finalizando a licença de funcionamento você terá a documentação necessária para a segunda etapa que será na Anvisa no Distrito Federal, prosseguindo com o processo de Autorização de Funcionamento Empresa conhecida como AFE. Essa etapa regulatória deve ser feita de forma física e digital. Nesse processo ocorre recolhimento de taxas, compilação de dados e outros.
A empresa possuindo a AFE, terá como prosseguir com o processo de registro do oxímetro na Anvisa.
Durante o processo pode ocorrer dúvidas ou até mesmo má interpretação das resoluções, podendo levar mais tempo do que o normal para conseguir essa regularização. Por isso ressaltamos a importância de contratar uma assessoria e consultoria competente para auxiliar em toda a área burocrática do processo, desta forma poupando seu tempo e dinheiro.
Nós podemos ajudá-lo em todos os processos para registrar oxímetro na Anvisa. A Stone Okamont dispõe de uma equipe técnica com profissionais capacitados em diversas áreas e atualizados nas legislações vigentes. Conte conosco para registrar oxímetro na Anvisa.
Não perca mais tempo! preencha o formulário abaixo, fale com um de nossos profissionais e tire todas as suas dúvidas sobre como registrar oxímetro na Anvisa.