Neste blog iremos tratar de um produto para saúde que provavelmente você já tenha visto em atletas profissionais, mas não fazia ideia que existia uma razão para o seu uso, aFITA DE KINÉSIO.
O que você vai ver neste blog:
Trata-se de um método de bandagem elástica colorida desenvolvido há décadas, que ganhou notoriedade recentemente em razão da sua ampla utilização pelos atletas.
A FITA DE KINÉSIO possui várias funções entre elas dar suporte aos músculos, às articulações, aos tendões e aos ligamentos, além de promover estabilidade e amplitude aos movimentos, potencializando os resultados de tratamentos convencionais com os quais é aplicada sobre a pele das pessoas.
Para regularizar correlatos sua empresa precisará obter:
Licença de Funcionamento/Sanitária: Concedida pela VISA (Vigilância Sanitária Local) de seu município ou estado. Nesse processo cabe a empresa adequar sua estrutura física, seguindo as diretrizes da RDC (Resolução da Diretoria Colegiada) voltada à atividade que será exercida pela empresa, a fim de receber um agente fiscalizador. Além disso, é necessário uma série de documentos e laudos relacionados ao estabelecimento.
Autorização de Funcionamento: Última etapa. Esse processo, diferente do primeiro, possui âmbito federal, sendo protocolado na ANVISA. Nesta etapa devemos protocolar na ANVISA o relatório emitido pela VISA, para avaliação do corpo técnico, além de recolher as taxas e acompanhar todo o processo de análise para verificar se não haverá exigências da ANVISA.
Finalizadas essas etapas você poderá dar continuidade na regularização da FITA DE KINÉSIO na ANVISA.
Antes de regularizar a FITA DE KINÉSIO na ANVISA é necessário ter o conhecimento de sua classificação de risco.
As classes de risco possuem uma escala de I a IV. Sendo I baixo risco, II médio risco, III alto risco e IV risco máximo. Correlatos com classe de risco I são passíveis de Notificação, classe de risco II passíveis de cadastro e classe III e IV passíveis de registro. A FITA DE KINÉSIO é classificada como risco I devendo ser apenas notificada, o que é um processo um pouco mais simples do que o registro, portanto para regularizar FITA DE KINÉSIO não é necessário obter CBPF – Certificado de Boas Práticas de Fabricação, documento exigido para classes III e IV.
Apesar da FITA DE KINÉSIO ser apenas notificada, a ANVISA impõe uma série de exigências para que o produto não venha a causar nenhum tipo de dano ao consumidor final, tais como apresentar instruções de uso, imagens do produto, modelos, entre outras informações.
Mesmo produtos passíveis apenas de cadastro ou notificação possuem processos extensos e burocráticos, com uma série de exigências impostas pela ANVISA. Se você busca regularizar sua empresa e/ou seu produto, entre em contato com a Stone Okamont. Nós dispomos de excelentes profissionais capacitados prontos para atendê-lo e assessorá-lo em toda essa burocracia.
Preencha o formulário abaixo, fale com um de nossos profissionais e tire todas as suas dúvidas sobre como regularizar FITA DE KINÉSIO na ANVISA.
Solicite aqui um orçamento.